Adapte-se ao consumidor Omnichannel

Que a proliferação do mobile alterou infinitos elementos da vida dos consumidores, incluindo a maneira como eles compram, não é novidade para ninguém. A experiência na loja física não está em desvantagem, já que por ali é possível usar o tato, mas a conveniência de navegar de qualquer lugar e comprar a qualquer hora não pode ser superada. Então surgiu o Omnichannel, que quer dizer “Todos os Canais”.

O varejo moderno deu mais poder aos consumidores, permitindo que eles usem uma variedade de dispositivos e plataformas para pesquisar e comprar produtos. Quando você quer cmoprar uma caixa de som compacta, por exemplo, pode começar pesquisando em seu telefone, depois migra para o desktop e então visita uma loja física para avaliar os modelos para finalmente comprar pelo aplicativo do varejista. Esse é o comportamento omnichannel, que instrui as marcas a utilizarem uma abordagem orientada por dados para vencer a disputa pela atenção e pelo bolso do consumidor.

Seu negócio ou serviço pode ser disponibilizado em todos os canais on ou offline. A presença em todos os meios disponíveis para alcançar seu público não é suficiente. Fundamental é que todos eles estejam integrados, compartilhando objetivos e canais de comunicação com o mesmo objetivo: valorizar a experiência de compra do cliente.

Apesar de ser comprovado que os compradores estão na internet, o Brasil ainda não se adequou à era do omnichannel, já que um grande número de empresas no país não oferece suporte omnichannel. O investimento em omnichannel envolve planejamento, treinamento profissional e acompanhamento constante de resultados, porém é comprovado que as vantagens são superiores aos desgastes. A comunicação integrada gera melhoria na experiência de compra do cliente e  diminuição de custos.

Comunique seu cliente sobre algumas ferramentas fundamentais para a empresa: site, blog corporativo, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagem. Nesses canais, serão feitas pesquisas, recomendações e troca de experiências sobre como e onde comprar. Consequentemente, a marca é fortalecida e o volume de vendas impulsionado.

Marque presença também em novos ambientes, porque os consumidores estão sempre em movimento e utilizando múltiplas telas. O uso de aplicativos e a melhora na infraestrutura de dados estão abrindo caminho para um marketing omnichannel aperfeiçoado. É claríssima a oportunidade de priorizar e otimizar a experiência mobile, apps de compra e uma visão geral do consumidor.

Uma grande marca brasileira de esporte livres conseguiu sincronizar as expectativas de todos os envolvidos em um engenhoso ganha x ganha. Hoje, as vendas geradas pelos marketplaces, afiliados e e-commerces próprios são atendidas pelas quase 50 franquias da marca distribuídas pelo país. A loja criou uma plataforma que desmistificou a concorrência entre lojas físicas e vendas online, concentrando todos os seus esforços no atendimento ao consumidor final.

Algumas vantagens do mundo omnichanel: vendas assertivas e clientes assistidos, redução do tempo de retirada de pedido do vendedor e recomendação de produtos aos clientes, fator que aumenta o ticket médio de vendas.

Uma boa estratégia omnichannel guia o consumidor por diversos estímulos que transformam a sua foma de adquirir produtos e serviços.