Entendendo MSP

MSP é mais uma sigla do universo de tecnologia que abrevia Managed Services Provider.

Na tradução livre, Provedor de Serviços Gerenciados.

O termo não é novo e surgiu em contraponto ao modelo de suporte break-fix.

Desde então, os MSPs não param de evoluir e têm sido citados como a revolução na prestação de serviços de tecnologia.

Como funciona:

O MSP assume demandas relacionadas a área de TI (Auxilio a usuários, contato com fornecedores de TI, aplicação de configurações remotamente, monitoria, acompanhamento de ciclo de incidentes). Isso normalmente ocorre de forma preventiva e proativa, pois as ferramentas MSP tem essa característica. Atuações corretivas também podem ocorrer, mas em menor escala.

Muitas empresas optam por deixar a cargo dos MSPs a sustentação e operações de TI, de forma que a equipe interna possa focar em atividades mais importantes, como estratégias do negócio e inovação.

Vantagens:

O modelo MSP propõem algumas vantagens:

  • Redução de custo: Pense na quantidade de horas que o time de TI gasta auxiliando usuários com dúvidas operacionais, aplicando atualizações, acompanhando chamados de outros fornecedores, gerando relatórios de indicadores, apresentando resultados a diretoria. Essas tarefas são integralmente assumidas pelos MSPs que normalmente tem seus recursos compartilhados entre diversos clientes.
  • Time especializado: Em estruturas de pequeno e médio porte, nem sempre existe verba para um time de suporte. O modelo MSP é uma boa saída para administrar assuntos de TI e dar suporte a usuários.
  • Elasticidade: MSPs normalmente tem contrato definidos por dispositivo/filial. Isso permite aumentar o contrato com facilidade quando uma nova filial é inaugurada. Da mesma forma, se uma filial fecha o contrato pode ser reduzido.
  • Foco em Inovação: Uma vez que as rotinas têm um responsável especializado, a área de TI tem folego para projetos de inovação voltados ao core business.

É comum ouvirmos reclamações sobre o time de TI.

Será que estão focados no que realmente é importante para a empresa? Será que um incidente com e-mail é menos importante que um novo projeto de LGPD?

Se essas questões têm gerado desconforto em seu ambiente de trabalho, talvez seja o momento de provar um MSP.

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