UX Hospitality: a experiência do usuário no setor de hospitalidade

UX ou User Experience é um dos termos em alta no mundo da tecnologia e inovação, porém esse termo já é velho conhecido no universo da hospitalidade. O setor hoteleiro e de alimentos e bebidas é um dos grandes pioneiros na observação da jornada de seus hospedes e clientes. Há muito tempo, bem antes deste termo ganhar as redes sociais, a boa e velha hospitalidade já tratava de observar o que foi bom ou ruim na experiência de seus consumidores.

Muitos fornecedores desse mercado se apropriaram da palavra Hospitality para definir um nicho de mercado específico e muito lucrativo. Indo mais a fundo, podemos dizer que a definição de Hopitality é ampla e abrange cadeias hoteleiras, serviços de alimentos e bebidas, planejamento de eventos, parques temáticos, transporte, linha de cruzeiro, viagens e turismo.

A Netlogic tem orgulho de participar de projetos voltados à hospitalidade há mais de 20 anos, tendo como um de seus grandes marcos a expansão do McDonald’s no Brasil. Além da infraestrutura de TI, a Netlogic participou do desenvolvimento do que foi uns dos primeiros sistemas de delivery no Brasil. Esse projeto demonstra que Inovação e Hospitalidade estavam no DNA Netlogic desde o princípio.

Atualmente, ainda prestamos serviços não só ao McDonald’s, mas também a outras grandes marcas do segmento de Hospitality e Food Service, como Burger King, Bloomin Brands (Outback, Abraccio e Fleming’s), Andiamo, Pobre Juan, Rubaiyat, Le Pain Quotidien, entre outros.

A experiência do usuário veio para ficar e cabe às empresas adaptarem-se à ela, correndo o risco de fecharem as portas se não o fizerem. Com relação ao setor da hospitalidade, é preciso eliminar processos burocráticos, que desgastam o cliente, otimizando e, inclusive, tornando a rotina dos profissionais que trabalham neste meio muito mais produtiva e enriquecedora.