Rede hoteleira e a segurança de dados dos hóspedes

Será que o setor está preparado para a entrada em vigor da LGPD?

Mais de 4,6 bilhões de arquivos furtados ou acessados sem permissão. Esse número assustador é do índice Breach Level, da empresa de análise de segurança Gemalto, realizado em 2018. Naquele ano, houve recorde de vazamentos de dados mundiais, com mais de 291 furtados por segundo.

Isto acontece porque, nos dias de hoje, o volume de dados pessoais compartilhados online é enorme. As mídias sociais e o e-commerce intensificam o serviço de atendimento ao cliente, fazendo com que a privacidade dos clientes e a segurança de seus dados virem pauta recorrente na web. Esta preocupação está presente em diversos setores, inclusive no hoteleiro.

Mas o que as empresas do ramo hoteleiro precisam saber sobre privacidade do cliente e proteção dos dados? E por que cumprir algumas medidas básicas de proteção pode contribuir para uma avaliação positiva da empresa?

Confiança é fundamental

Um relatório da Salesforce mostra que os clientes são bastante céticos sobre o modo com que as empresas manipulam seus dados. Inclusive, 59% deles disseram acreditar que suas informações estão, sim, vulneráveis nas mãos das empresas.

Fica claro que falhas de segurança podem afetar negativamente a marca. E o impacto de um possível desrespeito à privacidade dos dados pode ser enorme. É por isso que, com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), muitas empresas precisarão se adequar às novas regras para não terem problemas.

A LGPD implementará controles e limitações significativos sobre como empresas, incluindo hotéis, podem usar, gerenciar e compartilhar dados pessoais. Será que, a partir do rigor da lei, as empresas passarão a ter mais cuidado com a proteção dos dados de seus usuários, incluindo hóspedes? Vale destacar que a multa para quem não estiver adequado à nova lei pode chegar a R$ 50 milhões. É aguardar para ver. 🙂